No inicio de dezembro, o criador de conteúdo de jogos de luta Diaphone postou um vídeo com uma pergunta "por que ninguém usa os personagens de Street Fighter em Fatal Fury City of the Wolves (em alto nível)?" E a pegadinha da pergunta são as palavras entre parênteses após a pergunta, "em alto nível".
Depois de uma Tier List (que é criar uma lista, classificar os personagens em categorias diferentes, dependendo do quão efetivos podem ser diante o sistema do jogo) que foi criada recentemente em conjunto por alguns pró players japoneses, onde colocaram os personagens convidados de Street Fighter em posições bem desfavoráveis, o vídeo vem como uma reafirmação de que são personagens fracos ou desinteressantes.
Talvez essa surpresa venha pelo fato dos dois personagens serem sólidos em seu jogo de origem, onde, em tese, era esperado uma performance semelhante. A questão é que por mais que os dois jogos (Street Fighter 6 e Fatal Fury CotW) apresentem algumas mecânicas parecidas, eles funcionam de maneira BEM diferente quando você começa a se aprofundar.
E é claro que seria bom vê-los em torneios, mas a pergunta principal é: isso realmente importa? E a resposta é NÃO. Os personagens são populares, estão tendo uma boa recepção e utilização pelo seu público. Por que a aparição deles em torneios se faz tão necessária? Para agradar meia dúzia de pessoas que adoram acompanhar metas, tier lists, torneios e acham que sabem mais que a maioria? (Ok, exagerei, mas você entendeu o recado!)
Porque o fato deles serem "fracos" não diminui nem um pouco sua popularidade dentro do jogo, ainda mais quando se analisa a última lista com os personagens mais jogados em todos os ranks (o período analisado foi entre Outubro e metade de Dezembro de 2025). Com Chun Li aparecendo em primeiro lugar (como o período analisado foi o intervalo de tempo em que ela foi lançada, ajuda ela ter esse destaque) e Ken em quinto.
Eles alcançaram o objetivo esperado: chamar a atenção da comunidade em geral, se eles tiverem ferramentas para prender a atenção de um jogador pró player, isso é um bônus, não uma obrigação.
Um fato curioso é que Kain e Hokutomaru, dois personagens bem fortes no meta competitivo, aparecem abaixo do top 10. Mostrando que o personagem ser forte não o faz ser popular no geral. Além de que quando para pra se analisar somente os ranks mais altos, a pergunta perde o sentido, com a Chun Li em sexto lugar, como pode ser analisado AQUI, no site oficial da SNK, onde mostra a porcentagem dos personagens mais usados, separados por rank.
O correto nesse caso seria dar mais tempo para ter dados mais consistentes, principalmente a respeito da Chun Li, já que ela tem uma boa posição no momento, para ver se isso é pelo fato de que ela era lançamento quando o período foi analisado ou se realmente tem ferramentas para se manter dentro do top 6.
O jogo ainda recebe suporte, com os personagens em foco tendo a possibilidade de receber melhorias, ao ponto onde um dia essa questão nem fazer mais sentido, ou quem sabe apareça alguém que consiga extrair o máximo dos personagens, colocando eles em destaque no cenário competitivo.
A questão até tenta soar interessante para o público competitivo (que é uma parcela bem menor do que parece dentro da comunidade), mas se faz desnecessária quando se analisa o cenário do jogo como um todo. A discussão em torno disso também não parece ir para lugar nenhum, em uma época onde as pessoas tem cada vez menos opinião própria e é mais cômodo ir com a manada, perde-se o senso de debate e utiliza-se a opinião de alguém mais influente para justificar a própria. Dando importância exagerada a coisas que não precisam e tornando verdades universais coisas que nunca foram.



Nenhum comentário:
Postar um comentário