O que significa o "C" na sigla "FGC"? Casuais? Competidores? Competição? Comunidade?
Apesar de não ser um assunto que surge com frequência, de tempos em tempos, ele aparece. Sejam pessoas tendo o ego massageado pelo fato de serem figuras mais presentes dentro da comunidade, sejam pessoas dizendo que nem tudo é FGC, que existe uma ideia exagerada sobre isso.
Quando mencionam FGC, as vezes eu tenho a mesma impressão que eu tinha em relação a rock e rockeiros ali nos anos 2000. Onde existia aquela ideia que se você não andasse de preto e all star, você não era "verdadeiramente" rockeiro.
Então se você não participa de torneios ou não faz a roda da comunicação girar (seja criando conteúdo, falando, divulgando) você "verdadeiramente" não faz parte da FGC. E isso soa muito caricato.
A pessoa que joga um jogo de luta uma vez por semana, que assiste um torneio de um jogo de luta que gosta, que busca informação sobre o universo de jogos de luta, mesmo sem compromisso, faz parte também. E tem mais importância do que parece.
É claro que a primeira olhada, na questão de impacto, uma pessoa mais conhecida (um criador de conteúdo famoso, um pró player) vai ser mais relevante que um casual. Mas sem esse mesmo casual, a pessoa conhecida não teria o mesmo impacto.
Se tiver que fazer uma comparação simples, podemos usar o futebol. O casuais são os torcedores, sejam o que veem o jogo na TV, aqueles que só param pra saber o resultado no dia seguinte, aquele que conversa entre os amigos do time querido. Sem o grande público não existiria os veículos de informação, não existiriam as competições.
Então dentro desse "C" cabe todos os lados dessa comunidade. O pró player, o criador de conteúdo conhecido, a pessoa que faz uma arte de um personagem de jogo de luta que gosta, a pessoa que cria mod, a pessoa que só opina a respeito de um jogo, a pessoa que conversa com os amigos no offline, a pessoa que só compra o jogo e joga e não liga muito de interagir. No fim, todos a sua maneira ajudam no crescimento na comunidade.
Porque o maior público de um jogo de luta SEMPRE vai ser mais casual, porque em muitos casos as pessoas estarão mais preocupadas em se divertir, do que de fato se tornarem boas no jogo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário