terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Casual ou competitivo? Eu sou o que quero ser (Sobre coisas estranhas dentro da FGC - Parte 1).

Recentemente uma parte da comunidade chamou a atenção da Capcom, pelo tempo em que ela não lança novas skins para os personagens do jogo. Diante vários vídeos gringos, a comunidade brasileira também fez sua parte e se manifestou. Mas uma coisa que me chamou a atenção no meio desse movimento todo foi como em alguns casos como as pessoas se definiam, sendo casual ou competitivo e a percepção que tem diante isso.





Quando usamos o termo "casual" pra definir um jogador, não existe uma alteração no sentido da palavra, como ocorre por exemplo com a palavra "salt" (utilizada quando a pessoa está irritada, zangada), que pro lado de cá teve a sua tradução literal "salgado", mas o sentido em que ela é empregada foi alterada.

Não é porque a pessoa não compete em torneios, ao ponto de alcançar o nível competitivo, que ela é casual. Existe o meio termo pra isso, me assusta ver ele ser ignorado (me assusta mais ainda ver pessoas replicando o argumento, como se o meio termo não existisse).

Se você procurar o significado da palavra "casual" vai encontrar como um dos significados "pouco frequente; ocasional". Como é que uma pessoa que bate ponto no jogo a maioria dos dias da semana, que se importa em querer melhorar, se importa em subir de ranked é pouco frequente, é casual?






Desde que o mundo é mundo, sempre existiram jogadores casuais e hardcore. Se você entrar no Google e buscar por "jogador hardcore", um dos primeiros resultados é a wikipédia, que diz o seguinte sobre jogadores hardcore:

Hardcore gamer é um termo utilizado para descrever um tipo de jogador de videogame. Não existe um consenso sobre a definição do termo, no entanto, descreve-se os hardcore gamers como pessoas as quais gastam muito tempo com games, diferentemente dos gamers casuais, como são chamadas aqueles que não jogam com tanta frequência e em tanto número.

Muitos hardcore gamers se orgulham de terem um grande conhecimento sobre as regras, táticas e teorias sobre o jogo, embora isso não seja um requerimento. Há uma opinião conflitante se o termo é relativo ao tempo gasto jogando ou ao fato de aprender a fundo as mecânicas do jogo em si.





Agora dentro da bolha de jogos de luta, desde dos tempos antigos, o que vejo que é usado para separar os grupos são: casual (aquela pessoa que pega o jogo pra brincar vez ou outra, sem compromisso), hardcore (termo que veio com a internet e diz sobre a pessoa que se dedica mais ao jogo, mas não é pró player) e o pró players propriamente dito. Aqui eu abro um parênteses para mencionar que jogadores hardcore também podem ser chamados de "online warriors"

Eu não sei se é a influência externa ou pelo fato da nova geração vim de outros jogos mais recentes, mas é muito estranho você ver por exemplo uma pessoa que se dedica ao jogo dizer "eu sou casual, porque não sou pró player". A impressão que fica é que nos dias de hoje tudo é preto ou branco, não existe mais tons de cinza no meio... Não existe mais meio termo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário