sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

O fim de Multiversus era previsível, mas não inevitável

O encerramento dos serviços do Multiversus era um assunto que de tempos em tempos era cogitado, seja pelo número de jogadores, que foi ficando cada vez mais tímido, some isso ao fato do jogo não ter modos interessantes para prender a atenção dos jogadores. O resultado foi o jogo ficar inviável, ao ponto que foi anunciado oficialmente que em maio os servidores serão desligados.







O jogo que veio como uma nova opção para jogadores que gostam de jogos de arena, com um elenco bem diferente, aproveitando o fato da Warner está por trás e com isso tornar mais fácil a inclusão de personagens de diferentes franquias conhecidas da cultura pop, passando por desenhos, como Salsicha (de Scooby Doo), até filmes, como Agente Smith (de Matrix) ou Jason (Sexta Feira 13).

Com um inicio bem relevante, números expressivos de jogadores, o que parecia uma mina de ouro fácil para a Warner Bros., tornou-se uma questão que até os dias de hoje a Warner não conseguiu responder. Se antes o importante era implementar conteúdo, para que o jogo sobrevivesse como um GAAS (Game as a Service, Jogo como um serviço; onde as microtransações sustentam o jogo), hoje o problema é conseguir trazer novos jogadores, ao mesmo tempo trazer conteúdo que surpreenda quem ainda se dedica ao jogo. Mas infelizmente essa foi uma batalha perdida.

Algumas polêmicas cercaram Multiversus, como ter ganhado o prêmio de "jogo de luta do ano" (em 2022), no ano de lançamento, sendo que ainda estava em beta. Ou quando o jogo fechou os servidores, ficando em hiato por aproximadamente um ano, para ter um novo lançamento, saindo da beta e na tentativa de corrigir o que faltava.







Poderiam ter utilizado como exemplo jogos parecidos do mesmo estilo, como Brawhalla ou Smash Bros. Repetir onde eles acertaram.  A maneira como apresentar modos para as pessoas que não querem só ficar nas lutas online, recompensas e encontrar o equilíbrio para tornar o grind uma coisa divertida e não maçante.

A parte curiosa fica que após o desligamento dos servidores, ainda vai ser possível acessar o jogo, com recursos limitados, mas com personagens que foram liberados (existem algumas dúvidas ainda, como a respeito das skins, será possível acessá-las após o desligamento dos servidores?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário