sábado, 6 de janeiro de 2024

A importância da mecânica breaker nos jogos de luta

Mecânica com o objetivo de deter a ofensiva do oponente, geralmente realizada enquanto você está na defesa, fazendo o jogo retornar para o neutro (os dois adversários ficam afastados, porque o breaker joga o oponente para longe) ou criando uma nova opção de ofensiva, quando você utiliza o breaker e o oponente está no canto da tela.

Killer Instinct utilizou o breaker de uma maneira diferente, o que foi uma novidade nos anos 90. Você interrompia o combo do adversário enquanto estava apanhando, tendo algumas regras para ter êxito e não somente fazer um comando fixo, como acontecia no geral. O jogo retornou com uma versão melhorada, na época do X-Box One e manteve a mecânica, com algumas pequenas diferenças.


Mortal Kombat 1 (2023)


Mortal Kombat passou a utilizar a mecânica com o mesmo conceito de KI, podendo ser utilizada enquanto você está apanhando, mas com um comando muito mais simples, tanto que se tornou comum nos últimos jogos da série, como Mortal Kombat 9, X. e o 1 (2023).


The King of Fighters tem a sua mecânica de breaker também, mas você a utiliza enquanto está na defesa, apertando os dois botões fortes ao mesmo tempo. Ao custo de 1 barra de especial, o personagem aplica um golpe jogando o oponente para longe. Em algumas versões da franquia, esse movimento serve exclusivamente para você sair da pressão do oponente, pois não causa qualquer dano. Enquanto em outras, o comando causa um dano minúsculo, o que passa a ser viável não só como sair da pressão, mas para vencer o oponente, caso ele venha pra cima com pouco sangue.


Street Fighter Alpha


Street Fighter também teve sua versão em alguns jogos. Na série Alpha/Zero a mecânica de breaker é chamada de "alpha counter", onde ao custo de 1 level de barra, você executa um golpe enquanto o oponente está no ataque. Esse golpe causa mais dano que o breaker na série KOF e tem variação, podendo ser realizado com soco ou chute. Street Fighter V tem o breaker chamado de "V-reversal", aonde ao custo de 1 slot da barra de V-trigger, você para a ofensiva do oponente, causando um pequeno dano cinza (é um dano que a barra de vida pode recuperar, caso o jogador não receba nenhum ataque que tenha acerto) e Street Fighter 6 tem "Drive Reversal".

Geralmente jogos de tag, como Marvel vs Capcom não tem uma mecânica única de breaker. Enquanto o "advanced guard" cumpre esse papel, não deixando você colado no oponente, recebendo a ofensiva eternamente. Dragon Ball Fighterz tem uma mecânica similar, chamada de "Reflect", que exige mais percepção e conhecimento e não só simplesmente esperar o ataque, porque feita de maneira errada, coloca o jogador em uma situação vulnerável.

Como toda regra tem a sua exceção, aqui nos jogos tags vemos Skullgirls, que além de possuir um sistema de breaker anti combo infinito (se o oponente repetir uma rota de combo, você pode quebrar o combo dele, o jogando para longe), possui uma barra de breaker que fica embaixo da barra de vida. Quando o oponente toma combos demais e essa barra enche, você pode utilizar o breaker também.

Enquanto a existência dessa mecânica torna-se necessária nos jogos atuais, existem casos onde ela não sendo bem implementada, pode não ter o resultado esperado (que é afastar o oponente, para retornar o jogo para o neutro). Como Mortal Kombat 11, que tem o "breakaway", onde você a ativa enquanto está tomando dano, mas diferente do breaker das versões anteriores, ela não joga o oponente para longe, ela deixa o jogador em um estado onde ele cai mais rápido, fazendo o combo do adversário ser parado, mas o mantendo na ofensiva.

Ou em casos mais extremos, como Power Rangers Battle for the Grid, que não possui uma mecânica de breaker, jogo de tag em que essa função é necessária pelo fato dos combos serem longos demais. Em lutas com jogadores mais experientes, o jogo se torna praticamente um "o primeiro que acertar mata".


Pocket Bravery


E existe um caso curioso, onde o jogo conseguiu unir os dois métodos que o breaker é utilizado e fazer isso de uma maneira eficiente. Em Pocket Bravery você pode gastar uma barra de elemental (barra exclusiva para golpes ex) para causar um breaker enquanto está na defesa ou 2 barras de elemental, se você estiver apanhando e quiser interromper o combo do adversário. Nos dois casos o oponente é arremessado para longe, fazendo o jogo retornar para o neutro.

É impossível pensar em um jogo de luta com jogabilidade 2D e não ter essa mecânica em mente nos dias de hoje, porque é ela que ajuda a manter o equilíbrio das coisas. Tornando o jogo interessante tanto pra quem joga, quanto para quem assiste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário