Com a mudança da maneira de comercializar jogos de luta com o passar dos anos, com adição de skin e season pass. As empresas que desenvolvem jogos de luta começaram a ter outra postura quando o assunto é elenco inicial. Limitando ele ou removendo personagens que são bem populares, os deixando para futuramente serem lançados em season pass, já que a venda dele é praticamente garantida, devido a sua popularidade na franquia em questão.
Começando com Baiken de Guilty Gear, personagem que apareceu no primeiro jogo da franquia como uma lutadora secreta. Inicialmente tinha um visual mais parecido com Rurouni Kenshin (do anime Rurouni Kenshin/ Samurai X). A samurai de um braço só não demorou até começar a ganhar popularidade, participando dos jogos posteriores como personagem jogável, sendo que nos dois últimos apareceu como dlc. Em Guilty Gear Xrd, Baiken foi lançada junto com um pacote que atualizava a versão do jogo para o Rev2. Em Guilty Gear Strive, Baiken foi lançada na primeira season pass do jogo, sendo amplamente elogiada.
A popularidade da personagem é tanta que ela participou como personagem jogável de crossover em Samurai Shodown (via dlc, é claro).
Uma vez Maximillian Dood (famoso criador de conteúdo dentro dos jogos de luta) disse "Rock Howard é a Baiken da SNK". E quando para-se para analisar, dá pra ver que não é um absurdo essa afirmação. Com uma boa história, visual despojado e combinando golpes de Terry Borgard e Geese Howard, Rock Howard fez sua primeira aparição em Garou Mark of the Wolves. Fez parte também do elenco de Capcom vs SNK 2, mas foi na história recente da SNK que o personagem voltou aos holofotes. Em The King of Fighters XIV o personagem foi uma ótima adição, quando anunciado como dlc no primeiro season pass do jogo.
Finalmente Rock estava fazendo sua aparição no jogo principal da empresa, coisa que a muito tempo era desejada. Com o sucesso da dlc, era esperado que o personagem retornasse em KOF XV (além da sua popularidade contar como ótimo argumento, o fato do personagem já ter um modelo 3D ajudava na questão de colocar o personagem no novo jogo). E assim foi feito, após o lançamento de KOF XV, Rock Howard foi anunciado como uma das primeiras dlcs do jogo, fazendo time com outros personagens de Garou.
A impressão que fica é que seguraram o boneco para lançar como dlc, já que ele veio com time (o primeiro ano de dlcs de KOF XV são todos compostos por times, enquanto no ano 2, são personagens solos. Quantos times do primeiro ano de dlcs a SNK deve ter segurado para não entrar no elenco inicial?).
Messatsu!!! Se você conhece o mínimo de Street Fighter, sabe que essa palavra é referente ao icônico Akuma, personagem que surgiu como contra-ponto do Ryu, dominado pelo Satsu no Hadou, busca sempre confrontos com adversários cada vez mais fortes. Aparecendo inicialmente como um personagem secreto, onde era necessário realizar vários requisitos para enfrentá-lo. Nos jogos seguintes apareceu como personagem jogável, sendo algum deles, como personagem secreto.
Até chegarmos em Street Fighter V, a Capcom estava se renovando e quando perguntada sobre o Akuma, a primeira resposta foi "Akuma não fará parte de Street Fighter V", argumento usado como desculpa para os fãs não ficarem perguntando a respeito do personagem, logo se mostrou como falso, quando a Capcom anunciou a season pass do ano 2 do jogo, preenchida com personagens novos, com uma exceção: Akuma fazia o seu retorno. Com novo visual (Hakuna Matata), mas igualmente poderoso quanto as suas antigas aparições em outros jogos.
A sua popularidade é tanta que sempre figurou entre os personagens mais usados no online do jogo, mesmo quando o personagem foi balanceado, onde muitos o viram como uma versão mais fraca.
Street Fighter 6 foi anunciado, foi lançado e no primeiro ano de season pass, Akuma está lá como último personagem do pacote (ainda não lançado, no momento que esse texto é escrito). A Capcom que não é boba, divulgou uma arte do personagem nas festividades de fim de ano de 2023, o que chamou bastante atenção a respeito de como o personagem estará no jogo. Mas a parte mais curiosa, é que o próximo personagem que será lançado no SF6 é Ed, então o que seria esperado era a Capcom começar as divulgações com ele, pra criar uma hype em torno do personagem, mas utilizou o Akuma, personagem que atropela sem nenhuma dúvida a popularidade quando comparada com o Ed.
Infelizmente alguns personagens devem vim só como dlc daqui pra frente, já que não existe contra ponto desfavorável pra isso, diante de como o mercado funciona nos dias de hoje. Não há muito o que fazer, a não ser aceitar o fato (ou reclamar e não adquirir o personagem).



Nenhum comentário:
Postar um comentário