quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Jogos de luta presos em plataformas específicas

 A pior coisa que existe é um bom jogo preso a uma plataforma e sem um relançamento em plataformas modernas, acaba caindo no mar do esquecimento ou pior do que isso, ficar ali boiando, enquanto todos sabem da sua existência, infelizmente não há que possa ser feito. E hoje iremos ver alguns bons jogos de luta que estão presos a plataformas especificas.   


Tatsunoko vs Capcom

                             

Quando esse assunto é mencionado, um dos primeiros jogos lembrado é Tatsunoko vs Capcom, lançado em 2008 para o Nintendo Wii, o jogo apresentou a série versus com uma nova jogabilidade. Jogabilidade essa que foi a base para a nova geração e foi utilizada em Marvel vs Capcom 3 e Marvel vs Capcom Infinite. Trazendo um elenco único, independente do lado que você olhe. Personagens da Capcom enfrentando os personagens do estúdio Tatsunoko Production.                                

Talvez pela quantidade de licenças de personagens envolvidos, a Capcom deve achar que não vale todo o trabalho para lançar esse jogo nas plataformas atuais. Nos resta torcer para quem sabe um dia a Capcom mude de ideia.



Mortal Kombat vs DC Universe


Também lançado no ano de 2008, Mortal Kombat vs DC Universe foi o primeiro jogo da franquia utilizando o estilo de narrativa que vemos nos dias de hoje (modo história cinematográfico). Lançado para Xbox 360 e PlayStation 3, o jogo não recebeu nenhuma nova versão nas plataformas atuais.

Ainda que o jogo não seja perfeito, só o fato de imaginar de poder usar no mesmo jogo tanto o Batman quanto o Sub-Zero ou Scorpion, faz o desejo de ter ele nas plataformas atuais aumentar.

O próximo caso é muito curioso, porque ele não saiu oficialmente para as plataformas modernas, mas existe um meio de jogar ele (e não estou falando de emulador). Virtua Fighter 5 Final Showdown é a  última versão do VF5 e saiu em 2021 para PS4. Enquanto os fãs pedem um novo jogo da franquia ou ao menos o lançamento do VF 5 para as plataformas modernas, a Sega se faz de cega (que trocadilho horrível!)

Mas antes desse lançamento só para PS4, a Sega achou que seria bom colocar o jogo dentro de outro jogo. Então ela lançou o Yakuza Like a Dragon, jogo onde você controla um Yakuza e tem um mundo cheio de lugares para ir, na cidade existe um fliperama e nele você pode jogar o Virtua Fighter 5.





E o último caso desse texto e o mais impossível: Super Smash Bros. Seja o primeiro ou o último, a franquia nasceu e está destinada a ficar nos consoles da Nintendo. E por mais que seja compreensível a edição mais recente não receber versão para outras plataformas, porque é um jogo que ajuda a ter peso como exclusivo para o console. Os jogos mais antigos da franquia poderiam facilmente receber versões para outras plataformas, serem relembrados e assim criar a oportunidade de mais pessoas jogarem ele, mas infelizmente irão ficar boiando nesse mar de esquecimento. Porque a Nintendo só se importa com ela mesma.

Esperemos que os novos jogos de luta sejam multiplataforma, para diminuir as chances deles ficarem presos quando uma geração acabar e que os jogos antigos, as desenvolvedoras de tempos em tempos se lembrem e se importem o suficiente para eles possam ver a luz do dia, seja em uma nova versão ou em uma coletânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário