sexta-feira, 28 de março de 2025

Cristiano Ronaldo será um personagem jogável de Fatal Fury City of the Wolves

No último dia 26 de março, veio o anúncio de Cristiano Ronaldo, famoso jogador de futebol, como personagem jogável em Fatal Fury City of the Wolves.

A primeira informação a respeito dessa colaboração foi um teaser, em setembro do ano passado, onde mostrou muito pouco do que poderia ser. Até então parecia ser só uma ação de marketing para espalhar o nome de Fatal Fury para pessoas que não estão no meio dos jogos de luta.





O que esperar dessa colaboração? Talvez Cristiano Ronaldo jogando o Fatal Fury CotW em um evento, sendo o locutor ou um personagem no cenário? Ninguém sabia.

Até que o mistério foi revelado com um trailer mostrando o Cristiano Ronaldo como personagem jogável. Diante um anúncio tão inesperado, as reações foram inesperadas também. Enquanto teve gente que gostou ou entendeu, teve gente que reclamou.

Independente de ter gostado ou não, o que importa é que conseguiu atingir muitas pessoas, ter a palavra espalhada. O trailer no Instagram do jogador alcançou mais de 7 milhões de visualizações em menos de 24 horas. 

No Youtube, o trailer atingiu 500 mil visualizações em um dia, sendo o segundo trailer de anúncio de boneco com mais visualizações de Fatal Fury CotW (o primeiro é da Mai, com pouco mais de 650 mil, mas o trailer da Mai foi lançado a sete meses atrás).

Nesse mar de reações, surgiram muitos pontos que valem ser citados. O primeiro que gostaria de realçar é que se o motivo de você não comprar o jogo é por causa de uma pessoa real em um jogo de luta, você nunca teve real intenção de adquirir o jogo.

Não é um personagem que você possa não ter gostado que vai ofuscar todas as outras coisas boas do jogo, ainda mais que a primeira season vai vim como pacote, de graça pra quem comprar o jogo base.


                                                   Negan em Tekken 7



Cristiano Ronaldo não é o primeiro personagem convidado em jogos de luta, seja como pessoa real ou personagem fictício. Mas por que houve esse estranhamento no caso dele?

Parece que não houve a intenção de colocá-lo de maneira mais fantasiosa, para se encaixar melhor no universo (mesmo a história dizendo que ele está visitando South Town). Esse é um toque que deixou a sensação de estar faltando algo.

Temos LeBron James como uma personalidade real que faz parte de Multiversus e não soou desconexo. Por existir a história de Space Jam, já estamos habituado a vê-lo naquele universo (além da versão do boneco ter sido feita de boa maneira).

Tanto Norimaro (de Marvel Super Heroes vs Street Fighter), quanto Negan (de Walking Dead, no Tekken 7) foram casos de personagens fictícios baseados em pessoas reais que ficaram bons nas suas conversões para jogos de luta. Nos dois casos se vê que houve um cuidado em inseri-los nos universos em que estão participando, talvez não tanto na história, mas principalmente nos golpes e na representação no estilo do jogo.

Cada um servindo a seu proposito, enquanto o Negan é um personagem sério, o Norimaro é o alívio cômico. E eu esperava lá no fundo que o Cristiano Ronaldo fosse por esse caminho. Um extra, um meme. Mas não foi isso.

Falando a respeito dos golpes, eles ficaram bem feitos. A bola como um complemento para o seus golpes, além de fireball. Ele tem até um golpe que ele lança a bola pro alto e depois chuta ela, mais ou menos como a Lucia (de Street Fighter 5) tem também.




Parece ser um personagem bem completo, agora os especiais, eles deveriam ser mais exagerados, estilo Super Campeões, Shaolin Soccer. Faltou isso para ajudar a dar aquela imagem  mais fantasiosa para o boneco. O que ajudaria a tornar menos estranha a participação dele no jogo.

O problema é que especiais sem exageros não é um problema especifico do personagem do Cristiano Ronaldo, é uma estética do jogo.

Por exemplo, se o Hidden Gear dele fosse igual o original no inicio, mas depois disso ele se movesse tão rápido que os vultos pareceriam clones, então ele dava uma mega bicuda e pronto, terminando com o SIU. Teria mais impacto.

O visual em alguns ângulos está bem feito, em outros parece que não teve acabamento, eu não duvido de quando o jogo lançar, saírem mods com um modelo de rosto mais próximo do original (ou quem sabe a SNK termina de fazer polimento antes do jogo sair). Além do uniforme, poderia ter vindo com uma skin extra também. Talvez se baseando em alguma roupa que ele já usou, poderia ser uma boa (de repente ele de terno, igual quando foi nas premiações).

E claro que não pode-se deixar de mencionar que todo esse esforço e marketing não seria possível sem o príncipe saudita Mohammed bin Salman. Dono atual da SNK e Al-Nassr Football Club, time em que o  Cristiano Ronaldo joga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário