sábado, 12 de abril de 2025

A SNK atravessa o mar de personagens jogáveis com o seu barco de personagens convidados.

Na ânsia de fazer o novo jogo de Fatal Fury ser mais conhecido, a SNK arrisca trazendo não só 1, mas 2 personagens convidados. Enquanto essa atitude pode ter seus pontos positivos se olhado de fora, pelo ponto de vista comercial. Por dentro da comunidade essa atitude gerou mais dúvidas que afirmações.




Personagens convidados nos jogos de luta sempre foram vistos com um olhar de cautela e as vezes até reprovação. E no fim, por mais que todos os motivos para inserção seja compreendidos, sempre fica a pergunta "realmente era necessário?"

Não é comum vermos personagens convidados no elenco inicial e quando isso acontece, o que se vê é 1 personagem, com status suficiente para justificar a sua participação. Como nos jogos da franquia Soul Calibur, onde na última edição tivemos Geralt, do universo The Witcher como personagem convidado.

As últimas edições de Mortal Kombat sempre vieram com personagens convidados. Fato esse que faz as pessoas indagarem se não era melhor ter colocado mais alguém da própria franquia, ao invés de gastar um espaço de personagem com alguém de fora.

Na maioria das vezes o resultado é bom o suficiente para mostrar que a entrada de determinado convidado valeu a pena.





Parafraseando um famoso ditado, "dinheiro na mão, boneco no jogo então", encontramos a SNK nos dias de hoje, utilizando todo marketing possível para conseguir fazer o jogo alcançar a maior quantidade de pessoas possível e torná-las ciente da existência de novo Fatal Fury.

Primeiro trazendo Cristiano Ronaldo como personagem convidado, e logo após o anúncio do DJ Salvatore Ganacci. Enquanto o primeiro foi recebido com um olhar de certa dúvida, mas até então boa aceitação, o segundo caso foi a situação do "realmente era necessário?"

Não havia outro momento em que o personagem poderia ter sido apresentado? Assim impactando negativamente menos a sua chegada no jogo. Poderia ter vindo como boneco extra na season pass 1 (ele ficaria como surpresa e viria antes do Mr Big, como a season pass 1 é de graça, em nada ia impactar os consumidores).

Ou um free update durante a season pass 2, assim como foi Rugal e Goenitz, em The King of Fighters XV (com Rugal aparece no ano 2 e Goenitz no ano 3 do jogo).

O descontentamento em torno dessa última adição é válido, mas houve reações exageradas por parte de alguns. O jogo não se tornou um fruto podre ou perdeu valor por causa de 1 ou 2 adições de personagens. Porque no conjunto geral ainda temos mais coisas boas que ruins.

A volta da Mai e Billy repaginados em um novo Fatal Fury, season pass 1 de graça, o crossover de Ken e Chun-Li. Além da evolução na parte de sistema, onde melhoraram muito o online da beta 1, para a beta 2. Para o jogo chegar o mais funcional possível no lançamento.





Houve a teoria que esses personagens convidados seriam bonecos extras no elenco inicial. Teoria essa reforçada, porque no site, na área de vídeos de trailers, na parte de personagens existiam 3 espaços, ao invés de 1 para completar o número de personagens iniciais.

Teoria essa desfeita, já que no dia 10 de Abril houve um evento da EVO de lutas entre jogadores pró players e a apresentação do último personagem do elenco inicial.

As lutas que ocorreram nesse evento tiveram um efeito muito positivo. Com uma boa parte da comunidade gostando do que viu em relação ao Cristiano Ronaldo e o DJ Salvatore Ganacci, com até algumas pessoas aceitando melhor a inserção do último e mudando de opinião a respeito de achar ele inútil.

Existe uma forte chance de quando o jogo for lançado, o DJ entre na simpatia do público mais ainda, pelo fato do Maximillian Dood já ter comentado que quando o jogo sair, ele vai pagar para ter um mod com o personagem se tornando um avatar dele (já fisicamente lembra), com direito a frases originais.

Existe o rumor que ele não será o único DJ que a SNK vai inserir no jogo. Torcemos para que a SNK não perca a mão e se de fato for vim um terceiro personagem convidado, que ele venha bem construído, para que de uma tentativa de alcançar novos públicos, o jogo não se torne uma piada dentro da própria comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário