Mortal Kombat no decorrer dos seus anos e a cada novo jogo vem com um sistema de luta diferente, para entregar algo novo, esse ano além do sistema de combos renovado que atinge níveis antes não vistos, temos os "Kameo Fighters", que são assistências pra auxiliar o seu personagem durante a luta. É sobre a quantidade deles que o texto quer refletir.
Talvez daqui a uns anos essa questão seja irrelevante, mas vamos falar sobre o presente e não sobre o futuro. A quantidade de Kameo Fighters hoje é o suficiente pra oferecer diversidade em um jogo com sistema de assistência? Eu acho que não, mas só o meu achismo não seria nada, se eu não tivesse nada para comparar. The King of Fighters 99 foi o primeiro jogo com mecânica de assistência na série KOF (os chamados "Strikers"), onde tínhamos time com 4 bonecos, 3 jogáveis e o quarto como Striker, sendo que TODOS os personagens do elenco poderiam ser selecionados pra ser usado como Striker, no jogo seguinte as opções dobraram, porque o personagem que ficasse pra ser usado como Striker vinha com a opção de um personagem alternativo (e ainda alguns tinham um striker secreto, onde você fazia um comando e ele aparecia pra ser selecionado). Marvel vs Capcom tem um elenco de 15 bonecos selecionáveis e 22 personagens pra você escolher como "Special Patner" (assistência especial). Isso onde eu tô usando casos onde a assistência fica somente como assistência e não pode ser um personagem jogável durante a luta, porque se eu fosse usar jogos nesse estilo a lista aumentaria facilmente. Como Skullgirls onde você pode ESCOLHER o comando que vai ser usado de assistência e o Dragon Ball Fightersz onde cada personagens tem 3 tipos de ataque (o mesmo que Ultimate Marvel vs Capcom 3), só pra citar por alto como exemplos.
Então quando eu paro pra olhar a quantidade de assistências do Mortal Kombat, com um elenco inicial de 23 personagens e 15 Kameo Fighters, eu me pergunto se realmente foi uma boa escolha ir por esse caminho. Antes de qualquer coisa eu não tô questionando a QUALIDADE dos Kameos, eles são bem feitos, tem mais de um uso, tem interação no Fatal Blow, tem até Fatality. Se uma simples assistência tem um kit tão completo, não teria sido melhor só terminar o serviço, fazer o polimento e colocá-los como personagens no elenco inicial, entregando mais de 30 personagens jogáveis no lançamento?
Além dos personagens que ficaram de fora por terem sido priorizados como Kameos, como eu vi uma parte da comunidade reclamar de Sonya e Jax não estarem como bonecos jogáveis (bonecos clássicos na franquia). Minha reclamação fica por parte de terem deixado de fora o nosso Pai Mei do Mortal Kombat, Shujinko.
A situação piora quando descobre-se que não são todos os kameos que vem desbloqueados de inicio. Dos 15 iniciais, somente 10 vem desbloqueados, os outros 5 são desbloqueados após o jogador alcançar certo nível no seu perfil. O número de opções pra assistência inicialmente já não é dos melhores, a NRS diminui mais ainda, para colocar como pretexto o "vai lá se divertir nos modos offline que você nem vai sentir o tempo passar e vai desbloquear eles", ou você pode gastar um cascalho e adquiri-los na hora (o preço na Steam tá R$99,99, imagina nos consoles).
Eu gostaria muito que entre as temporadas, eles dessem alguns personagens como Kameo, uma maneira de tentar tapar o buraco, pra ter mais variedade. Três personagens de Kameos free por temporada já estaria ótimo, mas sendo realista, eu sei que as chances disso acontecer são bem próximas de zero.
E você sabe por que muitos players competitivos (pró) não vão ser sentir tão afetado por isso? Porque vão escolher um Kameo que combine com o seu jogo ou que esteja no meta e pronto, ele vai ser o seu parceiro por um bom tempo. Geralmente QUALIDADE é melhor que QUANTIDADE, mas em um cenário onde qualidade em excesso abafa a variedade, as coisas não são tão bonitas quanto parece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário