Nos últimos dias foi dada a notícia que entre as empresas que estavam disputando para adquirir a Warner, a Netflix saiu na frente, tornando-se a nova dona. Com isso várias franquias famosas, serviços e até a parte da divisão de jogos agora tem um novo lar. E hoje eu gostaria de refletir um pouco de como isso pode influenciar a maneira que a Warner trabalha nos seus jogos atuais.
Antes de me aprofundar no assunto, uma coisa que quero deixar avisado de antemão é que quando eu mencionar descontos (ou valores) eu usarei a plataforma de PC como referência, já que não tenho noção dos preços praticados nos consoles e lojas que vendem códigos de jogo para consoles. E apesar de eu querer trazer um foco para Mortal Kombat, não tem como não falar da divisão de jogos no geral.
Quer você goste ou não dos jogos da Warner, a verdade é que muita coisa foi criada no decorrer dos anos, como a franquia Batman Arkham, jogos usando o universo de Senhor dos Anéis (Shadow of Mordor e Shadow of War), um sistema de combate bem único, que serviu de referência para ser usado em outros jogos. O universo da DC, com os jogos de luta Injustice 1 e 2 e finalmente a clássica, de longa data, a franquia Mortal Kombat.
Sejam os jogos bons ou não (e aqui eu não vou entrar no mérito de analisar isso), a Warner no geral sempre teve políticas de marketing bem amigáveis em relação ao consumidor. Com jogos dentro da média de preço e com o fator que a médio prazo, a desenvolvedora começa a dar descontos bem consideráveis.
Na área de jogos de luta o comportamento é algo semelhante. Com descontos mais paliativos enquanto o jogo ainda recebe atualizações e quando chega ao término de vida (não tendo mais conteúdos pagos novos saindo), dando descontos agressivos para chamar a atenção de novos consumidores, não demorando a bater os 90%.
Além disso, as lojas que vendem códigos de jogo, principalmente da Warner, costumam oferecer descontos maiores que costumamos ver na Steam. Como por exemplo o Mortal Kombat 11 que já foi ofertado com desconto de 95%, algo em torno de doze reais. Injustice 2 que já foi ofertado na faixa entre 15, 16 reais a versão completa do jogo. Mortal Kombat XL (a versão completa do jogo) que já apareceu a 10 reais.
Além do conteúdo vim localizado para o nosso idioma, seja com legendas e dublagens (que em 99% são boas). Mas a Warner não estava bem das pernas, com a Netflix sendo a nova dona, com mais dinheiro no caixa, as coisas vão melhorar, não vão?
Essa é uma área cinzenta que ainda é muito cedo para dizer algo concreto. Primeiro que pelo fato de não ter mais o desespero financeiro batendo na porta, talvez não haja urgência em dar descontos grandes. Ou quem sabe mudar seus preços regionais, aumentando o preço de seus jogos, algo semelhante ao que a Microsoft fez quando adquiriu a Activision (vai ver o preço de um Call of Duty antigo na Steam nos dias de hoje. Um jogo que antes custava trinta, quarenta reais, hoje custa a partir de cem. Com o detalhe que como o desconto é sempre na faixa dos 50%, Estão mais caros que o preço cheio do jogo antes do aumento, mesmo com desconto).
Especificamente sobre Mortal Kombat, agora existe a chance real de arrumarem a bagunça que foi o Mortal Kombat 1 (2023), trazendo um novo roteirista que saiba conduzir melhor a história e trabalhar com personagens tão icônicos. Nos fazendo esquecer o desastre que foi o inicio da nova linha temporal, a era do Deus do Dragão Liu Kang.
Na parte de gameplay, com mais franquias sobre o seu guarda-chuva, o número de possíveis convidados a Mortal Kombat também sobe. Com a possibilidade real agora de termos como personagens convidados Demogorgon e Vecna, ambos de Stranger Things.
A parte ruim é que dias após a notícia que a Netflix tornou-se a nova detentora da Warner, quando fez uma declaração em relação a divisão de jogos, a Netflix mostrou não se importar muito, falando que apesar de respeitar essa divisão, ela não influenciou no valor total da aquisição (o foco são os estúdios de cinema e as marcas conhecidas).
A Paramount fez uma contra proposta mais agressiva, que ainda está dentro do prazo para receber uma resposta. Os próximos capítulos dessa novela não estão tão definidos quanto parecem estar.
Eu torço para que o futuro seja bom e a maneira como a Warner lida com os seus jogos, pelo menos na parte de preços e desconto continuem as mesmas. Mas se eu tivesse que dar um conselho é: se você quer adquirir um dos Mortal Kombat que saiu (X, 11 e o 1) ou algum Injustice, se nesse fim de ano ele aparecer com um bom desconto, seja na Steam, Nuuvem, Instant Gaming ou qualquer loja, se puder aproveitar, aproveite. Porque do jeito que as coisas estão indo hoje, a chance de tornarem-se mais caros, quando a Warner for adquirida por uma nova empresa, é real.



Nenhum comentário:
Postar um comentário