quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

A Experiência Rio Retro Games Champion Edition 2025

 A primeira coisa que tem que ser destacada é que nesse ano, o evento foi ampliado para dois dias (06 e 07 de dezembro). Eu fui somente no primeiro dia, então vou comentar o antes, durante e o pós evento.






O antes começa na semana do evento, quando vendo um vídeo do Segredo dos Games, no meio do vídeo ele fez uma chamada para divulgar o Rio Retro Games Champion Edition desse ano, com a programação dos torneios.

Depois de pegar a programação, uma coisa que me surpreendeu de cara foi o fato de não ter um torneio de The King of Fighters da era do fliperama (97, 98 ou 2002), então a essa altura, eu estava na dúvida se haveriam máquinas de fliperama no recinto.

Eu já tinha combinado de ir com uns amigos e fui ver se um dos jogos me interessava, para pelo menos participar de algum torneio, de todos os torneios do dia, o que eu fiquei levemente interessado foi o do Street Fighter Alpha 2 (o de outros jogos mais recentes, eu não jogo, como Street Fighter 6, 2XKO e Fatal Fury CotW).






Eu não jogo o SF Alpha 2, então aprendi o básico em 2 dias, só para pelo menos me virar, até que um dia antes comentando com um amigo, ele me perguntou se eu tinha me inscrito no torneio. Eu pensei que o torneio do Alpha 2 estaria sendo organizado pela comunidade, então os nomes seriam pegos na hora (como ocorreu com alguns torneios no ano anterior), mas tinha que se cadastrar no StartGG.

Beleza, eu criei conta no site e quando fui ver, as inscrições do torneio já estavam fechadas, Sendo que de vários outros ainda estava aberta. Só tinha 6 participantes no torneio. Como eu não ia participar de mais nenhum, acabei marcando com para ir pouco mais tarde para o evento.

Com a chegada no evento, depois de dar umas voltas no local, eu fui ver como estava indo o torneio do SF Alpha 2 e fui ver o StartGG, e para a minha surpresa tinha mais participantes. O que eu acredito que aconteceu foi que viram tinha pouca gente e chamaram a galera na hora ali mesmo. Ai eu te pergunto "para que carambas fecharam as inscrições antes então?" Pelo horário que cheguei, não dava nem pra pedir pra tentar entrar porque o torneio já estava rolando.

Tinha várias barracas vendendo coisas retrôs, uma outra de action figure e algumas de alimentação.

A quantidade de máquinas de fliperama desse ano foi bem maior do que ano passado (enquanto ano passado deveria ter umas 3 ou 4, esse ano deveria ter próximo de 10). Mas não existia nada ocorrendo em torno dos fliperamas, deixando eles meio isolado. No meio da tarde organizaram os setups para ocorrer o top 8 do cariocão de SF 6, em um canto próximo dos fliperamas, o que fez diminuir a sensação de "abandonados".

É como se existisse um muro invisível, de um lado os fliperamas (e posteriormente a galera do SF6), na outra metade TODOS os torneios menores e outras atrações do evento, elas não conversavam entre si (no ano passado por exemplo, tinha os fliperamas e do lado o stand dos jogos do Dino Fighters e outros jogos BR, então as vezes a pessoa passava pra testar os jogos e depois ia pro fliper. Ou a pessoa começava no fliper e depois ia pros stands, havia sempre circulação de gente).

A reunião com os amigos sempre é muito boa (além de que, estávamos torcendo pra um dos nossos amigos, que tinha se classificado na última etapa para o top 8 do cariocão do SF 6). Mas uma coisa curiosa, é que na era de filmar tudo, tirar fotos e tal, eu percebo o quão analógico eu conseguir ser, porque a gente tirou uma foto com a galera quando chegamos e depois praticamente esquecemos o celular.






Houve alguns momentos que poderiam ter rendidos boas fotos/vídeos de lembrança. Como quando um amigo nosso jogou contra a garota de cosplay de Kula. Algumas sessões do evento com coisa retrô. O fato de ter reencontrado um velho conhecido, que hoje joga o Fatal Fury CotW, mas no auge do KOF 2002, tinha a melhor Vanessa do Rio de Janeiro (assistir ele jogando, era como ver o jogo em 2x, com as coisas que ele fazia).

Tinha um stand vendendo uns actions figures. E apesar de ser bem nerd em gosto, como animes e coisas de tipo, a parte de ter "bugigangas" nerd nunca me encheu os olhos. É muito difícil me chamar a atenção action figure, canecas, camisas ou coisas do tipo.

Mas os preços praticados tavam legais, estavam dentro da realidade dos que você encontra quando compra pela internet. O que é incomum, porque geralmente os expositores em eventos de cultura nerd/geek pagam uma taxa para conseguir expor os produtos né!? E cobram o dobro do triplo para conseguir fazer um cascalho (ou as vezes nem pagam taxa nenhuma e vendem caro pra aproveitar a oportunidade).

O fato de estarem praticando um preço justo, fez um amigo pegar um action figure de um tamanho mediano do Goku e eu acabei pegando um pequeno do Goku Black (eu adoro o Goku Black, e não é por causa do anime, eu nem assisti Dragon Ball Super, mas ele é o meu personagem favorito no jogo Dragon Ball FightersZ). Tanto antes de ir embora eu voltei e peguei o Goku SSJ4, a minha intenção era os personagens que eu uso de time no Dragon Ball FightersZ. Mas não tinha a Androide 21.





Consegui ter o momento de desafio nos fliperamas, encontrei um doido lá que jogava com a mãos trocadas no KOF 2002. Estava vencendo algumas dele em sequência, até que entra um outro maluco pra jogar e para a minha surpresa era a mesma pessoa que joguei contra, quando fui em outro evento (esse outro evento eu não cheguei a escrever um texto, só fiz um resumo no Twitter para guardar de lembrança).

Na minha cabeça esse maluco é o meu "arquirival", é e claro que eu uso isso com muitas aspas, porque é em tom de brincadeira, o maluco tinha um bom jogo, as partidas eram disputadas. Uma "rivalidade" saudável, como era na época de fliperama. Com comemoração quando se vencia, reclamações quando se perdia, mas sempre um tom divertido. E não como é hoje em partidas online, onde você vence, a pessoa fala mal da sua maneira de jogar, fala que você é fraco e termina te xingando e te ameaçando, como se isso fosse uma coisa normal.

Apesar da máquina não ajudar (pelo amor de Deus, não use o emulador pandora caso você queira ter uma máquina de fliperama com vários jogos, onde você quer disputar qualquer coisa mais séria), é o que tinha pro momento. Dessa vez as partidas foram mais disputadas, com destaque para a cosplayer da Kula que acabou se juntando a nós. 

O único problema é que quando não saia nada, a gente reclamava e seguia o jogo. A gente já tava acostumado com os controles não ajudando em muitos casos, mas ela não. Então cada vez que não saia algo, ela terminava o round dando uma porrada no controle. O que soava mais cômico que qualquer outra coisa.





Agora vem o pós, o evento foi legal, investiram nos torneios maiores achando que isso seria o suficiente para motivar a galera a ir (boa premiação), mas ainda acho que foi um passo maior que a perna. Vários torneios atrasaram no primeiro dia (o próprio top 8 do cariocão do SF6 começou com atraso).

Talvez tivesse sido melhor enxugar algumas coisas, manter um único dia de evento, criar um ambiente onde os torneios fossem mais viáveis, tanto para o competidor, quanto para os organizadores.

E não ter um torneio de fliperama foi uma oportunidade perdida, com a quantidade de máquinas que estavam disponíveis, dava para organizar 2 ou 3 torneios menores. Ano passado com menos máquinas, teve 2 torneios de fliperama (KOF 2002 e Super SF II Turbo), a diferença é que ano passado, o fornecedor das máquinas tomou a frente para organizar os torneios. Esse ano não havia ninguém.

Se eu for comparar com o evento do ano anterior, o do ano passado foi melhor. 

Na semana do evento, surgiu o relato que os organizadores estavam pensando em cancelar as futuras edições, porque não tiveram o retorno que esperavam. Existem pontos que precisam ser trabalhados, e um deles sem dúvidas é a divulgação. Não posso falar por todas as redes sociais, mas no Twitter, raramente vê-se divulgação a respeito do evento, partindo da equipe organizadora maior do evento. As vezes que vi algo sendo mencionado, era o Spada falando a respeito dos torneios e da boa premiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário